ÁREA DE PROJECTO-EDUCAÇÃO PARA OS VALORES. A turma é composta de 12 raparigas e 16 rapazes com média de idade de 12 anos. Somos principalmente de Palmeira, Adaúfe e Dume. Frequentamos a EB2.3 de Palmeira e criamos este blog para Área de Pro.
.Artigos recentes

. Sobre o Blog

. Final de Ano Lectivo

. Braga Romana

. Festas de S. João

. Dia de Portugal, de Camõe...

. Festa de finalistas

. Segura Net

. Dia mundial da criança

. Temos que melhorar as con...

. A visita do "aluno" espec...

.Arquivos da turma

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

Sábado, 10 de Maio de 2008
Comentário ao artigo EDUCAÇÃO PARA OS VALORES

 Parabéns pelo vosso artigo (alunos nº 6,19,21,25)

 
    Li com atenção o artigo colocado no vosso blog com o título O QUE É A EDUCAÇÃO PARA OS VALORES e confesso que gostei. Vou comentar alguns pontos desse artigo. Dizem os autores:
a) “Educação para os valores é educar para o que temos de mais valioso”.
É realmente um dos maiores “tesouros” se não o maior. Continua o grupo
b) “Ser bem-educado é um valor muito importante”.
Sem dúvida. Não será o maior? No artigo continuam a dizer que:
c) “Faz parte da boa educação, não falarem todos ao mesmo tempo”.
d) “Quando alguém está a falar devemos ouvir com atenção”.
Também é verdade e que bom é possuir essas qualidades! Pena é que, cada vez são menos, os bons ouvintes e aqueles que só falam na sua vez, principalmente, em alunos dos 10 aos 13 anos (2º ciclo) que falam todos ao mesmo tempo, como se estivessem num campo de futebol, ou numa feira. Será que esses jovens têm receio de que o tempo não chegue para serem ouvidos? E daí falarem todos “a monte”. Não! Se falarmos cada um na sua vez e formos bons ouvintes (regras estabelecidas no início do ano lectivo para a nossa turma) vai chegar a nossa vez, e, vamos conseguir dizer muito mais e de certeza que o nosso receptor vai entender melhor aquilo que temos para dizer.
Lembram-se dos exemplos leccionados na unidade: A COMUNICAÇÃO da disciplina de Educação Visual e Tecnológica aprenderam que para comunicar é necessário EMISSOR – CANAL – RECEPTOR. A mensagem só vai passar, ou seja, só vai chegar ao receptor com qualidade, se não houver interferências/ruídos, isto é: a pessoa com quem estamos a falar só nos vai entender se falarmos um de cada vez. Portanto, é preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens. Por exemplo, às vezes, uma pessoa fala e a outra não entende exactamente o que foi dito porque falamos todos ao mesmo tempo provocando muito ruído.
Os ruídos de comunicação são responsáveis por muitos dos problemas da humanidade. Fulano diz algo que beltrano não entende direito e quando os dois se dão conta, o pior já aconteceu. Seria como alguém dizer: “corta o fio verde primeiro”, e a outra pessoa que está com o alicate na mão (desarmando a bomba), entender: “corta o fio vermelho...”.
Alf.
 
Vou deixar-vos esta história para meditarem um pouco.
 
A Carroça

Certa manhã bem cedo, o meu pai convidou-me para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Acedi com grande alegria e lá fomos nós, humedecendo os nossos sapatos com o orvalho da relva. Ele parou numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou- me:
- Estás a ouvir alguma coisa para além do canto dos pássaros?
Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:
- Estou a ouvir o barulho de uma carroça que deve estar a descer pela estrada. - Isso mesmo...disse ele. É uma carroça vazia. Sabes porquê?
- Não, respondi intrigado.
Então, o meu pai pôs-me a mão no ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, E disse:
- Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar. Tornei-me adulto. E, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente a conversa, ou quando eu mesmo, por distracção, me vejo prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar a ouvir a voz do meu pai soando na clareira do bosque e me ensinando:
- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!
  
turma6fonline às 23:24
|
.mais sobre nós
.pesquisar
 
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Fazer olhinhos
.subscrever feeds