ÁREA DE PROJECTO-EDUCAÇÃO PARA OS VALORES. A turma é composta de 12 raparigas e 16 rapazes com média de idade de 12 anos. Somos principalmente de Palmeira, Adaúfe e Dume. Frequentamos a EB2.3 de Palmeira e criamos este blog para Área de Pro.
.Artigos recentes

. Sobre o Blog

. Final de Ano Lectivo

. Braga Romana

. Festas de S. João

. Dia de Portugal, de Camõe...

. Festa de finalistas

. Segura Net

. Dia mundial da criança

. Temos que melhorar as con...

. A visita do "aluno" espec...

.Arquivos da turma

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

Domingo, 16 de Março de 2008
Comunhão Pascal na nossa Escola

Significado da Páscoa...

     A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até à sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam nas cerimónias religiosas.

    Muitos costumes ligados ao período pascal tiveram origem nos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

    No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa teve origem no hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques .


Símbolos da Páscoa...


Entre os seus símbolos encontram-se:


O ovo da Páscoa - A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.


O coelhinho da Páscoa - Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.


A cruz da ressurreição - Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.


O cordeiro - Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.


O pão e o vinho - Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O círio - É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ómega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".


A Páscoa no mundo


Na China - O Ching-Ming " é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deix á los satisfeitos com os seus descendentes.


Na Europa - As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em Março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

    Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".


Nos Estados Unidos - A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.


No Brasil e América Latina - O mais comum é as crianças montarem os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.


A Páscoa na nossa Escola


No dia 14 de Março, realizou-se no pavilhão desportivo da nossa Escola  a Comunhão Pascal para toda a Comunidade Escolar.



Sem comentários.


No decorrer da Eucaristia.


A Participação musical empenhada do 6º E na Eucaristia Pascal.


Com a participação musical dos professores e alunos a cerimónia teve mais alegria.
Que bem cantaram as Sras. professoras Sameiro e Leopoldina



 Lá estava o Ruben todo janota na Eucaristia.

Depois da eucaristia  a serenidade do Zé Carlos, Ruben e Ricardo a posarem para a fotografia.

turma6fonline às 16:21
|
.mais sobre nós
.pesquisar
 
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Fazer olhinhos
.subscrever feeds